
CONSULTORIA EM ALIMENTOS


SOBRE
A BRiX foi criada visando prestar consultoria e assessoria personalizada e de excelência ao mercado de alimentos pelotense, garantindo a qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor.
O nome BRiX foi dado em alusão à escala Brix, que determina a quantidade de sólidos solúveis em uma solução, e que é muito utilizada na área de alimentos para a quantificação de açúcares na própria indústria de açúcar, na fabricação de sucos de frutas, vinhos, bebidas gaseificadas, leite condensado, geleias, gelatinas, entre outros.
Aos serviços de alimentação, tais como lanchonetes, bares, bistrôs, restaurantes, padarias, cozinhas industriais, food trucks, etc, são oferecidos serviços de adequação às legislações vigentes buscando a produção de alimentos seguros e principalmente de qualidade, através de treinamento e capacitação de manipuladores de alimentos, elaboração e implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF), PPHO e POP, desenvolvimento de indicadores de satisfação de clientes, entre outros.
Às indústrias de processamento de alimentos, além dos serviços citados anteriormente, contam também com a realização de diagnóstico das condições higiênico-sanitárias, bem como da realização de auditorias e aplicação de planos de ação, desenvolvimento de novos produtos, elaboração de rotulagem, etc.


CRIAÇÃO DE CONCEITOS
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS
TREINAMENTO DE MANIPULADORES
Os manipuladores de alimentos precisam conhecer informações sobre as práticas de higiene para garantir a qualidade e evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO
As Boas Práticas representam um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias-primas até o produto final, garantindo assim a integridade dos alimentos e a saúde do consumidor.
PPHO / POP
Procedimento padrão de higiene operacional e Procedimento operacional padrão são documentos que estabelecem instruções para operações rotineiras e específicas na manipulação de alimentos, evitando sua contaminação, e atuando de forma complementar as BPFs.
ADEQUAÇÃO À LEGISLAÇÃO VIGENTE
A legislação brasileira indica a aplicação de uma lista de verificação, que faz um diagnóstico preliminar das BPFs, e assim identifica pontos de não conformidade e mediante isso, permite traçar ações corretivas.
ROTULAGEM NUTRICIONAL
O rótulo de um alimento define a identidade do produto, contendo informações essenciais ao consumidor e deve ser elaborado de acordo com a RDC n.259/2002.
FICHA TÉCNICA
Estabelece um padrão no preparo dos produtos, informando com precisão a quantidade dos ingredientes e as etapas do processo, evitando desperdícios e fornecendo o custo envolvido.
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS - DNP
Desenvolvimento de processos e formulações para a obtenção de novos produtos, ampliação de uma linha de alimentos, otimização do processo de produção, buscando maior lucratividade e expansão da oferta através da inovação no mercado
ANÁLISE SENSORIAL E INTENÇÃO DE COMPRA
Através de métodos estatístico-sensoriais é possível determinar a preferência do consumidor entre vários produtos, a aceitação de um novo produto, a percepção diante de mudanças no processo de produção, bem como sua intenção de compra.
DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE
São desenvolvidos métodos quantitativos que permitem que sua empresa possa entender e mensurar a experiência do cliente em relação à qualidade dos produtos, custo dos mesmos, comercialização e até do atendimento recebido.
Através de alegações técnicas caracteriza os conceitos com apelo de interesse no mercado consumidor, como alimentos saudáveis, energéticos, low carb, low fat, veganos, vegetarianos, para intolerantes e alérgicos, etc.
OUTROS SERVIÇOS
Cálculo do custo de produção do produto e do valor de venda, prevendo a margem de lucro.
Qualquer outra demanda do setor alimentício não prevista anteriormente, pode ser requisitada e de acordo com a viabilidade será atendida.

SERVIÇOS

A CONSULTORA
NELISA LAMAS DE SOUZA
-
Bacharel em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2002);
-
Especialista em Educação Profissional com Habilitação para a Docência pelo Instituto Federal Rio-grandense (2014);
-
Mestre em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2005);
-
Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2015).
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
-
Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL, no ano de 2002;
-
Química responsável na indústria de alimentos Frutos da Terra 2011 - 2012;
-
Docente do curso de Nutrição da Faculdade São Lucas de 2007 a 2010;
-
Docente do curso técnico de Panificação e Tecnólogo em Processos Gerenciais no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, nos anos de 2015 e 2016.

CONTATO
Agende uma visita técnica. Após conhecer suas demandas e problemas, será desenvolvido um plano de ação contendo a descrição detalhada da execução do trabalho, bem como os prazos e custos referentes ao serviço solicitado e/ou sugerido.
Após a realização do trabalho, será gerado um relatório das atividades de consultoria realizadas, bem como um acompanhamento da satisfação e novas demandas de sua empresa.
Se você precisa de mais informações, tem dúvidas, ou gostaria de oferecer uma sugestão, entre em contato. Você pode falar comigo por telefone, e-mail ou pelo formulário abaixo.
(53) 98100-1015